O Globo, n. 32804, 31/05/2023. Política, p. 4

Con­se­lho de Ética ins­taura pro­ces­sos sobre 7 depu­ta­dos
Gabriel Sabóia



O Conselho de Ética da Câmara instaurou ontem sete processos contra deputados da base e da oposição. Entre as representações, há pedidos contra Nikolas Ferreira (PL-MG) e Carla Zambelli (PL-SP), acusados, respectivamente, de ter cometido transfobia e de ter constrangido o deputado Duarte Jr. (PSB-MA) em audiência com o ministro da Justiça, Flávio Dino. Outra representação aceita foi contra Márcio Jerry (PCdoB-MA), acusado de importunação sexual contra a deputada Julia Zanatta (PLSC), ainda durante a mesma audiência com Dino.

O Conselho de Ética também instaurou representação contra Talíria Petrone (PSOLRJ). Ela é acusada de quebra de decoro parlamentar por ter lembrado, em reunião da CPI do MST, de investigações que miram o relator, o deputado Ricardo Salles (PL-SP). Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também está no foco, já que se desentendeu com o deputado Marcon (PT-RS) na Comissão do Trabalho da Câmara e agora é alvo de um processo.

Representação feita pelo PP, também aceita, diz que a deputada Juliana Cardoso (PTSP) quebrou o decoro parlamentar ao gritar “barbárie” e chamar de “assassinos” parlamentares favoráveis à urgência do projeto que dificulta a demarcação de terras indígenas, incluindo o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Parlamentar do PL, José Medeiros (MT) também será investigado. Ele é acusado de ter empurrado e pisado no pé do deputado federal Miguel Ângelo Filho (PT-MG).

Peruca e xingamento

No dia 8 de março, Nikolas Ferreira usou uma peruca para fazer um discurso transfóbico na tribuna da Câmara, que celebrava o Dia Internacional da Mulher, na Câmara. Em tom de deboche, Nikolas afirmou que se “sentia mulher” tendo “lugar de fala” para discursar sobre a efeméride. Em seguida, fez ataques às mulheres transexuais. As declarações levaram parlamentares a pedir a cassação de seu mandato.

Já Carla Zambelli xingou Duarte Júnior. O deputado pedia ordem em respeito ao ministro Dino, durante audiência, quando a parlamentar, que estava sentada à sua frente, disparou: “tomar no...”. O PSB pede a perda do mandato.