Título: Novo título, um documento completo
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 29/04/2005, País, p. A5

Modelo em confecção pelo tribunal eleitoral incluirá fotografia, impressão digital eletrônica, identidade, CPF e tipo sanguíneo

BRASÍLIA - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Carlos Velloso, informou ontem que o novo título de eleitor que o Tribunal está confeccionando não terá mais o chip que armazenaria todas as informações em função do alto custo do projeto.

- O novo título de eleitor terá retrato, impressão digital eletrônica, registro geral, CPF, e tipo sanguíneo - explicou Velloso.

O ministro afirmou que pedirá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a edição de um decreto conferindo fé pública ao novo título de eleitor que, de acordo com ele, identifica muito melhor que outros documentos de identidade existentes hoje.

- Nós vamos fazer de 30 a 40 milhões de brasileiros carentes mais cidadãos porque eles terão um documento de identidade - previu.

O presidente do TSE reafirmou seu desejo de aproveitar o referendo das armas para iniciar o recadastramento dos 121 milhões de eleitores.

Segundo Velloso, até maio de 2006 deverão estar recadastrados 21 milhões de eleitores nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso e Tocantins. Esses quatro Estados se ofereceram para ajudar a Justiça Eleitoral a fazer o trabalho de recadastramento com o menor gasto.

Para quem deixou de votar em três eleições consecutivas, termina hoje o prazo para regularizar a situação. Como a Justiça Eleitoral considera cada turno uma eleição, estão sujeitos a cancelamento os títulos de mais de um milhão de eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nos pleitos de 2002 e 2004.

Quem estiver nessa situação e não procurar um cartório eleitoral (de preferência aquele em que estiver inscrito) vai perder seu título de eleitor.

O Tribunal Superior Elei toral lembra aos faltosos que quem não tiver o título eleitoral em dia não pode tirar passaporte, participar de concurso público, assumir cargo público, obter empréstimo da rede bancária oficial e tirar CPF. Os que forem funcionários públicos ficam impedidos de receber seus vencimentos.

Com Folhapress