Título: Putin visita túmulo de Arafat
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 30/04/2005, Internacional, p. A8

O presidente russo, Vladimir Putin, encerrou ontem sua visita a Israel e aos territórios palestinos, após dois dias de reuniões com os dirigentes de ambas as partes nas quais viu as dificuldades que existem para ser mediador no conflito do Oriente Médio.

- O que não se pode esperar é que o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) lute com eficácia contra o terrorismo lançando pedras - disse Putin, em uma entrevista conjunta concedida com o próprio presidente palestino, Mahmoud Abbas, na cidade cisjordaniana de Ramala.

Putin, que ontem colocou flores no túmulo do ex-líder Yasser Arafat, evitou fazer qualquer menção aos 50 veículos blindados que a ANP esperava receber da Rússia. No entanto, confirmou que enviará aos palestinos helicópteros para transladar personalidades, equipamentos de telecomunicações para as forças de segurança e treinamento em Moscou para representantes da polícia.

Além disso, comprometeu-se a ajudar com as reformas e a reconstrução da ANP, e a criação de um Estado palestino independente, segundo o estabelecido no Mapa do Caminho, o plano de paz para a região impulsionado pelo Quarteto, do qual a Rússia faz parte junto com Estados Unidos, ONU e União Européia.

Putin ressaltou que, apesar da recusa de Israel, mantém a ''reunião internacional'' sobre o Oriente Médio, nos dias 8 e 9 de maio, em Moscou.