Título: Rice e OEA no Chile
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 29/04/2005, Internacional, p. A9
A secretária americana de Estado, Condoleezza Rice, chegou ontem à tarde ao Chile, para participar da terceira conferência ministerial da Comunidade de Democracias, em uma visita marcada pela eleição do próximo secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Rice viajou ao Chile em continuidade à ronda latino-americana que iniciou no Brasil, passou pela Colômbia e termina hoje em El Salvador.
Ainda que a eleição na OEA não figure na agenda da conferência, da qual participam 40 embaixadores e representantes de 104 países, ''sem dúvida que estará presente'' nas conversações de Rice em Santiago, afirmou um diplomata americano.
No pleito da OEA, o Chile mantém a candidatura do ministro do Interior, José Miguel Insulza, apoiado por países da América do Sul e do Caribe, enquanto Washington prefere o mexicano Luis Ernesto Derbez, que também participa da conferência na capital chilena.
- Todos estamos empenhados a buscar um acordo consensual - disse o chanceler chileno, Ignacio Walker, sobre a possibilidade de se chegar a um candidato único na eleição da próxima segunda-feira, três semanas depois de que Insulza e Derbez empataram, cada um com 17 votos, em cinco rodadas seguidas.
No entanto, Walker completou que ''o acordo de consenso deve se dar em torno de Insulza''.
Ainda no México, Derbez aceitou a possibilidade de novo empate com o chileno e disse que a opção de um terceiro candidato para resolver o impasse, o canadense Pierre Pettigrew, deve manter-se aberta.