Título: Japão sai em campo por vaga na ONU
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 29/04/2005, Internacional, p. A14
O Japão lançou uma ofensiva diplomática para se tornar membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e vencer a oposição da China. Os protagonistas desse duplo esforço são o primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, que partiu rumo a Índia, Paquistão, Luxemburgo e Holanda, e o ministro de Exteriores, Nobutaka Machimura, que segue ao Pacífico, com Estados Unidos e França como etapas.
O Japão, segundo maior contribuinte da ONU, pretende integrar o mesmo clube limitado aos cinco vencedores da II Guerra. A disputa por vagas também inclui países como Brasil, Alemanha e Índia, justamente a primeira escala de Koizumo. Tóquio e Nova Délhi contam com a oposição de Pequim, que vê com grande receio a expansão da influência indiana no Sul da Ásia e a japonesa no Leste do continente.
Tóquio formou com Brasil, Índia e Alemanha o chamado ''Grupo dos Quatro'', no qual cada um presta seu apoio aos demais. A segunda etapa da viagem de Koizumi é o Paquistão, rival da Índia e aliado de Pequim. Em Islamabad, Koizumi oferecerá a reabertura dos empréstimos com juros baixos, suspensos desde 1998 e não retomados diante do desagrado dos credores japoneses com a reestruturação paquistanesa de sua dívida internacional.