Título: TRT moderniza atendimento
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 29/04/2005, Rio, p. A19

Parceria com Fundação Getúlio Vargas e Banco do Brasil cria novo projeto de gestão e capacitação de servidores

Para melhorar o atendimento ao usuário, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) lançou ontem o Projeto de Fortalecimento e Modernização de Gestão, durante seminário no auditório do Jockey Clube Brasileiro, no Centro. Por meio de um convênio com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Banco do Brasil, o projeto vai promover a capacitação profissional dos servidores e a qualificação do trabalho interno, visando à implantação de um novo modelo organizacional em dois anos. - Estamos dando um passo para o futuro. Queremos implantar métodos modernos de gestão administrativa, que já foram implantados com sucesso pela FGV nos tribunais de São Paulo e Pará - disse o presidente do TRT, desembargador Ivan Dias Rodrigues Alves.

De acordo com a coordenadora técnica da FGV, Maria Elisa Macieira, a fundação vai criar um ''pensamento estratégico para o Tribunal Regional do Trabalho'', que será utilizado no biênio de gestão do desembargador, empossado em março deste ano.

- Ao rever a estrutura organizacional, nosso objetivo é tornar mais dinâmica e eficiente a prestação jurisdicional realizada tanto nas varas como nas turmas, com foco no usuário - informou, acrescentando que o objetivo é alcançar a certificação NBR-ISO 9001-2000 para uma Turma e para uma Vara do Trabalho, criando um protótipo a ser seguido pelos outros setores do Tribunal no Rio.

A Fundação Getúlio Vargas também vai oferecer aulas de capacitação profissional a oito turmas com 35 servidores, durante os próximos 10 meses.

- Vamos abordar questões comportamentais e transmitir ferramentas técnicas de trabalho - explica Elisa, informando que também será oferecido um curso de pós-graduação em Administração Judiciária a 107 gestores, com duração de 30 meses.

A diretora da 10ª Vara do Trabalho, Vânia Leal, há 10 anos no cargo, afirma que os servidores apoiam a tentativa de modernização do novo presidente:

- Conseguimos, no ano passado, a reestruturação do espaço físico, com a inauguração do prédio da Rua do Lavradio. Agora, essa nova etapa vai proporcionar a otimização do serviço público - concluiu Vânia.