Título: Niemeyer quer mais obras
Autor: Lorenna Rodrigues
Fonte: Jornal do Brasil, 29/04/2005, Brasília, p. D8

Roriz promete executar todos os projetos que faltam

O arquiteto Oscar Niemeyer aproveitou visita a Brasília para conferir o andamento de um de seus projetos: o Museu Nacional, que deverá ficar pronto ainda neste ano. A visita de Niemeyer às obras do museu foi rápida e tumultuada. Acompanhado pelo governador Joaquim Roriz, secretários e outros políticos, ele subiu de carro a rampa principal do museu. Teve poucos segundos para olhar para seu projeto antes de câmeras e jornalistas o cercarem. Mas o arquiteto, de 97 anos, gostou do que viu. - Brasília entra em uma nova etapa com a construção do museu e da biblioteca. Antes, você parava na Esplanada e via uma grande área vazia. Agora, vemos que existe na cidade o mesmo entusiasmo da época de sua construção - afirmou.

Niemeyer lembrou que existem outros projetos dele para serem construídos em Brasília. O governador Roriz prometeu concretizar todas as obras do arquiteto antes do término de seu governo.

-É um orgulho para mim poder concretizar o sonho de Niemeyer para esta cidade. Não sairei do governo sem deixar prontas todas as obras projetadas por ele - prometeu Roriz.

Das obras projetadas pfalta ainda construir o Multiplex, complexo com 13 salas de cinema, e o Monumento da Paz na parte norte da Esplanada dos Ministérios; a Escola de Choro; o Museu das Águas, no Parque da Cidade; o Sambódromo, na Ceilândia; e uma capela, na Ermida Dom Bosco.

Segundo o secretário de Infra-Estrutura e Desenvolvimento Urbano, Tadeu Filippelli, o governo procura parcerias com a iniciativa privada para realizar as obras.