Título: Pressões variam entre as profissões
Autor: Soraia Costa
Fonte: Jornal do Brasil, 02/05/2005, Brasília, p. D1

A pressão e os riscos variam de uma profissão para outra. Para lidar com o trabalho estressante e evitar que os profissionais precisem se afastar, empresas desenvolvem programas de assistência à saúde do trabalhador. Na Polícia Civil do DF, existe um grupo de trabalho para acompanhamento dos trabalhadores que conta com oito psicólogos, além de médicos e assistentes sociais. Alexandre Cavalcanti, diretor da Divisão de Assistência à Saúde da PCDF e especialista em medicina do trabalho, afirma que, independentemente da profissão, é preciso criar condições de trabalho para amenizar o estresse e os problemas dele decorrentes.

- O estresse, no fundo, se constitui pelas as repercussões causadas no organismo pelo esforço de adaptação. O dirigente tem que ter sensibilidade para verificar as limitações do trabalhador - garante Cavalcanti.

Ele explica que cada profissão tem sua carga de pressões psicológicas. Para evitar as doenças, é preciso verificar o perfil dos trabalhadores e colocá-lo em funções adequadas a esse perfil.