Título: Marta diz ser a melhor
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 03/05/2005, País, p. A4
A ex-prefeita Marta Suplicy (PT) afirmou ontem que sua pré-candidatura à sucessão estadual em São Paulo é a que mais pode ajudar na reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e é a melhor para contrapor as propostas dos adversários do PSDB, por ter sido a administração ''mais petista do Brasil''. - O candidato que mais pode falar de propostas inovadoras, ousadas e concretizadas sou eu, que fui prefeita - afirmou Marta durante a 350 militantes em uma plenária num hotel da capital paulista.
Poucas horas antes, a Executiva Nacional do PT havia decidido congelar o debate eleitoral nos estados para evitar desgastes ao partido e a Lula.
Até 18 de setembro, data em que a legenda realiza sua sucessão interna, estão proibidas a realização de prévias e negociação de alianças. A resolução, aprovada por unanimidade, será submetida ao Diretório Nacional do partido, que se reúne 21 e 22 deste mês em São Paulo.
- Precisamos conter o estresse pré-eleitoral, num movimento para que as pretensões eleitorais legítimas não ocupem a agenda do partido - disse o presidente do PT, José Genoino.
Ele, por sua vez, vem fazendo encontros reservados com senadores da bancada petista para tentar garantir votos para se manter no posto de presidente do partido. Na semana passada, o senador Cristovam Buarque (PT-DF) garantiu seu voto ao atual presidente da legenda. Outro que conversou com Genoino foi o líder do partido no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS).
Uma contabilidade feita por um dos senadores petistas mostra que a bancada votará em peso pela reeleição, mas há pelo menos três petistas que votarão em outros candidatos.
Em paralelo, fazem campanha contra a reeleição de Genoino o deputado Raul Pont (RS), candidato pela tendência esquerdista Democracia Socialista, Valter Pomar, candidato da Articulação de Esquerda, a deputada Maria do Rosário (RS), pelo Movimento PT, e Plínio Arruda Sampaio (SP), da Ação Popular Socialista.