Título: As duas faces do Primeiro de Maio
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 01/05/2005, País, p. A6

CUT (Central Única dos Trabalhadores) e Força Sindical, as duas principais centrais do país, esperam reunir hoje mais de 2,5 milhões de pessoas em suas comemorações do 1º de Maio, em São Paulo. Juntas, as duas entidades estimam gastar R$ 5 milhões nas festas.

No palco da Av. Paulista, a CUT vai reunir mais de 20 cantores, políticos e ministros - entre eles José Dirceu (Casa Civil), Ricardo Berzoini (Trabalho) e Luiz Gushiken (Comunicações), além do governador Geraldo Alckmin e do prefeito José Serra. A reforma sindical, a redução da jornada de trabalho e o combate ao desemprego são os principais temas que a central escolheu para discutir no Dia do Trabalhador.

A Força Sindical, deve marcar o 1º de Maio com um protesto contra o governo Lula. A principal estrela do evento, que acontecerá na Praça Campo de Bagatelle (Zona Norte), deve ser o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti. Também confirmaram presença no ato o governador Geraldo Alckmin e o prefeito de São Paulo, José Serra, dois adversários do governo Lula. A central escolheu a política econômica do governo - com críticas aos juros altos e à elevada carga tributária - como tema.