Título: Lula justifica valor do mínimo
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 01/05/2005, País, p. A6
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez na noite de ontem pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão sobre o Dia do Trabalho, comemorado hoje. Lula deu destaque ao valor do salário mínimo, que passa a valer R$ 300, mencionando sua história como sindicalista, suas preocupações e os limites orçamentários do governo para conceder valor maior. Apesar de admitir que o salário está abaixo do esperado, fez questão de ressaltar que é ''significativo''.
- Eu sei que não é o ideal - disse, justificando que o aumento só não é maior para não desequilibrar as contas da Previdência Social.
O presidente Lula não perdeu a oportunidade de alfinetar seus opositores do PSDB. Afirmou que já gerou mais empregos do que os oito anos do governo Fernando Henrique Cardoso.
O presidente destacou ainda ter realizado o sonho de não renovar acordo com o FMI e voltou a dizer que ''não existe mágica''.
- Hoje sei que não se muda da noite para o dia - afirmou ele, que pediu aos trabalhadores para lutarem lado a lado com o governo.
Lula ressaltou também seu passado de sindicalista.
- O dia 1º de Maio é muito importante para mim. É como se fosse meu aniversário - disse.
Hoje, como faz há 25 anos, Lula vai participar da Missa do Trabalhador, celebrada a partir das 9h, na Igreja Matriz de São Bernardo.