Título: Daniele Vasquez, livre, quer deixar Brasília
Autor: Soraia Costa
Fonte: Jornal do Brasil, 03/05/2005, Brasília, p. D3

Ela espera liberação da Justiça para mudar da cidade

Após ficar 20 dias detida no Presídio Feminino do Gama, conhecido como Colméia, Daniele de Almeida Barcelos Vasques, 20 anos, foi libertada na noite de sábado e agora só pensa em ir embora de Brasília com o namorado, o balconista Alexandre Pereira de Deus, 18 anos. Ela afirmou ter a consciência tranquila e disse que agora só está esperando a liberação do juiz para se mudar da cidade. - Estou me sentindo livre. Amava meu pai, mas quero deixar isso tudo para trás - afirma a jovem, até há poucos dias principal suspeita de ser a mandante do assassinato do bancário José Eduardo de Almeida Vasques.

José Eduardo Vasques foi assassinado na QE 42 do Guará II, por volta das 20h do dia 10 de abril. Duas horas após o crime, a menina foi presa e encaminhada à 4ª DP do Guará, onde confessou ter sido a mandante do assassinato. Antes da chegada de seu advogado, Aduato Altino da Silva, Daniele apresentou quatro versões diferentes e acabou dizendo que não tinha relação com a morte do pai.

Nas versões, Daniele disse ter solicitado a morte espiritual de José Eduardo a um pai-de-santo. Depois falou que havia encomendado o assassinato a um ex-namorado. Na terceira versão, afirmou ter pedido dinheiro à mãe, Maria Cleusa de Almeida Barcelos Vasques, para contratar um pistoleiro e finalmente falou que teria telefonado à mãe dizendo que o crime não seria adiado.

A mãe de Daniele, que sofre de epilepsia e tem problemas mentais, continua presa. Estão detidos também a cuidadora de Maria Cleusa, Joseane de Sousa Porto, 28 anos, e o cunhado dela, o mecânico Rogério Varela Santiago, 22 anos. Os três confessaram a participação no crime e inocentaram Daniele.

Adauto Altino, advogado de Daniele e Maria Cleusa, diz que o motivo do crime continua sendo um mistério, uma vez que o inventário ainda não foi aberto e não há conhecimento dos bens do bancário. A existência de um seguro de vida, segundo ele, é apenas especulação.