Título: Atenção com taxas de juros
Autor: Bruno Rosa
Fonte: Jornal do Brasil, 01/05/2005, Economia, p. A23
O banco Panamericano, do Grupo Sílvio Santos, está investindo cerca de R$ 50 milhões em publicidade este ano. A meta é emprestar R$ 200 milhões por mês em crédito consignado com Hebe Camargo à frente dos comerciais. Até o fim do ano, Agnaldo Rayol e outros artistas aparecerão como garotos-propaganda da empresa.
- Trocamos de filme a cada 15 dias. Na peça é dito que a taxa é a partir de 1,75% ao mês. Tivemos o cuidado de explicar o produto e usar uma linguagem simples - explica Márcio Pidlink, sócio e diretor de criação da ArtPlan-SP, lembrando que a campanha começou em meados de janeiro.
Depois de denúncias de cobranças de taxas de juros diferentes para empréstimos iguais, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) solicitou uma tabela completa dos juros que estão sendo cobrados para evitar fraudes.
Das 20 instituições em operação, 15 mandaram as informações solicitadas. O Banco do Brasil é o que cobra as menores taxas: 1,5% ao mês, para pagamento em até seis meses. Porém, o banco cobra tarifa de 3,5% sobre o valor do empréstimo, no ato da abertura do crédito. A mesma taxa é cobrada pelo Banco BMC, de acordo com a Previdência Social.
Vale lembrar que o aposentado não precisa fazer o empréstimo no banco onde recebe o benefício.