Título: Idosos criticam anúncios
Autor: Bruno Rosa
Fonte: Jornal do Brasil, 01/05/2005, Economia, p. A23
Empresas investem pesado em marketing
É só ver uma campanha publicitária de empréstimo consignado destinada ao público da terceira idade para deixar a aposentada Aparecida Cristino Alves, de 67 anos, com dúvidas quanto às taxas cobradas na operação.
- Os comerciais não são claros. Muitos aposentados vão entrar numa fria sem saber o que estão fazendo. As taxas teriam quer ser mostradas de forma mais clara - reclama.
O investimento das financeiras para crescer no novo mercado é elevado. Com verba de R$ 10 milhões, a apresentadora Ana Maria Braga é protagonista da campanha do Cifra Crédito Rápido, do Banco Schahin. As peças, criadas pela agência Avenida Brasil começaram a ser veiculadas em fevereiro. Com o mote Aposentado, aproveite a vida com dinheiro Cifra, o filme convida o consumidor a ligar para a empresa.
- Não se fala da taxa no comercial porque ela varia de acordo com o valor do empréstimo e do prazo de pagamento. Apenas apresentamos o produto - afirma João Augusto Palhares Neto, sócio e diretor de criação da agência.
Suzana Vieira foi escalada pela agência de publicidade também chamada Avenida Brasil (da Agnelo Pacheco Propaganda) para protagonizar as campanhas do Banco Pine. No filme, a atriz chama o aposentado de querido e pergunta se precisa de dinheiro?. Com o filme, no ar desde fevereiro, o número de empréstimos foi triplicado.
- A taxa de juros aparece escrita - defende André Pacheco, diretor de atendimento da agência, acrescentando que o comercial deve ficar no ar pelos próximos meses.