Título: Ato final na II Guerra
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 04/05/2005, Internacional, p. A9

Para a história, o 8 de maio de 1945 é a data oficial da capitulação da Alemanha nazista na II Guerra, mas o primeiro ato ocorreu, na verdade, na vésperas, em Reims (França). O primeiro documento de rendição foi assinado pelo general Alfred Jodl, chefe do Estado-Maior da Wehrmacht, em 7 de maio de 1945, no quartel-general americano. Tratava-se de uma ata militar de rendição (Act of Military Surrender), que exigia das tropas alemãs o fim dos combates em 8 de maio, às 23h01 (hora da Europa Central).

A segunda capitulação foi firmada em 8 de maio, em Karlshorstla, Berlim, na Escola de Engenharia Militar da Wehrmacht, onde funcionava QG soviético. Assinaram pelos alemães o marechal Wilhelm Keitel , o general Hans-Juergen Strumpff e o almirante Hans Georg von Friedeburg, que teriam chegado atrasados à cerimônia. Ao entrar na sala e ver o general francês Jean de Lattre de Tassigny, Keitel comentou, aborrecido:

- Os franceses também estão aqui? Só faltava isso!

A cerimônia de Berlim, exigida pelo líder soviético Joseph Stalin foi presidida pelo marechal Georgi Zhukov, cujos soldados haviam acabado de cercar e tomar a capital alemã em escombros, em um dos mais sangrentos capítulos da guerra.

O texto - similar ao de Reims - dizia que a Alemanha seria ''completamente desarmada'', que os navios e equipamentos não deviam ser destruídos. A ata foi redigida em inglês, russo e alemão, mas o termo deixava claro que apenas os textos em inglês e russo deveriam ser considerados autênticos.