Título: Iraque tem posse de gabinete incompleto
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 04/05/2005, Iraque, p. A14
O novo governo iraquiano tomou posse no Parlamento ontem e se prepara para começar suas atividade em um ambiente de violência. Entretanto, ainda permanecem vagos cinco ministérios: Defesa, Direitos Humanos, Indústria, Eletricidade e Transporte. Este é o primeiro governo eleito democraticamente em cinco décadas.
Ontem, pelo menos 24 pessoas foram mortas em uma série de ataques no território. Em seis dias, desde o anúncio da formação do governo de 28 de abril, cerca de 150 pessoas morreram no Iraque.
Protegidos por um forte esquema de segurança, o primeiro-ministro Ibrahim al-Jaafari e os 29 membros de seu gabinete prometeram, na cerimônia, desempenhar os cargos com lealdade.
Nos Estados Unidos, um relatório enviado ao Congresso pelo chefe do Estado Maior Conjunto do Pentágono, Richard Myers, afirmou que as Forças Armadas do país podem estar sem condições de vencer uma nova guerra. Os conflitos no Iraque e no Afeganistão danificaram sua força humana e seus recursos materiais.
O documento alerta que a capacidade militar dos EUA pode não ser suficiente para responder a um novo conflito de forma rápida. Myers, assegura, no entanto, que o país é capaz de responder a qualquer ameaça.