O Globo, n. 32797, 24/05/2023. Economia, p. 13

Pacheco defende BC, privatização da Eletrobras e marco do saneamento

Victoria Abel
Manoel Ventura
Renan Monreiro


Após reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na tarde de ontem, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, falou que o Congresso tem um perfil reformista e que é preciso garantir a “manutenção” dos projetos que foram aprovados recentemente no país, como o marco legal do saneamento, a capitalização da Eletrobras e a autonomia do Banco Central.

— Há também outros tantos projetos importantes na mesa de negociação da Câmara e do Senado que são o anseio daqueles que produzem no Brasil, que geram emprego. Tanto novos projetos, mas também a manutenção de uma realidade recente do Brasil, com votações importantes que o Congresso fez e que se tornaram realidade, como o marco legal do saneamento, a capitalização da Eletrobras e a autonomia do Banco Central, que são temas que já enfrentamos e consideramos realidade.

Em recado indireto ao governo, Pacheco indicou que não trabalhará para que ocorram mudanças nesses projetos já aprovados:

— O que nós objetivamos é a permanência dessa realidade sem prejuízo de modificações que possam ser feitas por instrumentos próprios, mas o reconhecimento de uma realidade reformista do Congresso Nacional.