Título: Deputados adiam votação
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 05/05/2005, País, p. A2

Aliança e referendo parados na CCJ

BRASÍLIA - Os deputados da CCJ (Comissão e Constituição e Justiça) adiaram ontem novamente a votação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que acaba com a verticalização das alianças entre partidos políticos para as próximas eleições e do projeto que estabelece o referendo sobre o desarmamento em todo o país Ontem, os deputados da base e da oposição fecharam um acordo para que o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) lesse seu relatório sobre o referendo e fosse iniciado o debate sobre a verticalização. As duas votações ficarão para a próxima semana.

A extinção da verticalização permite que os partidos fechem nas disputas para Presidência da República alianças diferentes das acertadas nas disputas locais (de Estados e municípios).

O PT é a favor da manutenção da verticalização porque, na avaliação de aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os candidatos petistas seriam beneficiados pelas alianças feitas para a reeleição presidencial.

Para o governo, ao contrário, a melhor saída seria a extinção da regra. Assim, o presidente Lula tentaria fechar uma aliança com o PMDB nacional para se reeleger, deixando os problemas regionais entre os peemedebistas e petistas de lado.

Resolvida a questão da verticalização, o referendo sobre a permissão ou proibição da venda de armas irá a voto. O relator do projeto, deputado João Paulo Cunha (PT-SP), ex-presidente da Câmara, apresentou seu parecer, retirando do texto a especificação de que a consulta popular deveria ser feita no primeiro domingo de outubro.