Título: Economia é antídoto para Iraque
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 05/05/2005, Internacional, p. A7

Blair deve obter terceiro mandato histórico hoje, recorrendo aos positivos resultados da área econômica

LONDRES - Na véspera da eleição que provavelmente dará a Tony Blair um histórico terceiro mandato, o premier britânico apelou ontem para os eleitores esquecerem os mal-entendidos sobre o Iraque e lhe darem o poder como recompensa pela saudável economia.

-Você recebe muitas críticas e golpes no cargo, mas a confiança opera em muitos níveis - afirmou Blair, admitindo estar cansado de tentar convencer os críticos que afirmam que a guerra provou que não era um homem confiável. - Em quem as pessoas confiam para a economia, para os investimentos em serviços públicos, para os interesses do país? Esta eleição é sobre quem é o melhor para o seu emprego, para a sua hipoteca, para proteger e elevar o seu padrão de vida, apoiar sua família e para fazer de tudo pelos serviços de saúde e educação - disse.

O primeiro-ministro passou o último dia de campanha dando entrevistas e fazendo comícios, na tentativa de motivar os eleitores a comparecer às urnas, que serão abertas às 7h.

Blair espera que a robusta economia britânica, que ultrapassou seus vizinhos europeus durante o declínio global dos últimos anos, seja a chave da vitória. Mas o Iraque é o seu ponto fraco. Eleitores britânicos, incluindo muitos no seu próprio partido, o Trabalhista, foram contra o apoio à invasão.

Aliás, foi com esta munição que Charles Kennedy, líder liberal democrata, exortou os eleitores a votarem ''para restaurar a reputação da Grã-Bretanha no palco internacional''.

Apesar dos fortes ataques desta semana contra a integridade pessoal do premier, as pesquisas lhe dão vantagem, mesmo que haja uma provável redução em sua maioria de 161 assentos no Parlamento.

A sondagem encomendada pelo jornal The Guardian coloca o partido de Blair com 38% das intenções, contra 32% dos Conservadores e 22% dos Liberais Democratas. Já na enquete do jornal Independent, a disputa é mais acirrada. Os Trabalhistas lideram com 36%, enquanto os Conservadores têm 33% e os Liberais Democratas 23%.

Enquanto se preparava ontem para seu último comício, em Scarborough, Blair, de fato, descartava a possibilidade de seu partido vencer com grande maioria, como ocorreu nos dois pleitos anteriores, e afirmou que a batalha continua difícil.

- Isto será decidido nas seções eleitorais mais distantes e algumas centenas ou milhares de votos vão determinar o resultado - previu.

Se ganhar, será o primeiro líder trabalhista a conseguir três mandatos consecutivos. Ele afirma que a estabilidade econômica e o investimento em saúde e educação serão suas prioridades internas. Na política externa, África e meio ambiente têm destaque na agenda.

Ontem, o dia foi marcado por novos protestos. Opositores de Tony Blair colaram uma foto sua em um outdoor que anunciava o filme Guerra nas Estrelas - Episódio III, caracterizando-o como o vilão Darth Vader.