Título: André Luiz nas mãos da Justiça
Autor: Paulo de Tarso Lyra
Fonte: Jornal do Brasil, 06/05/2005, Brasil, p. A2

A cassação de André Luiz (sem partido-RJ) na noite de quarta-feira retirou a imunidade parlamentar e o foro privilegiado do ex-deputado carioca. Com isso, os processos que corriam na Justiça contra o ex-deputado, devem ser retomados.

Acusado de quebra de decoro parlamentar por negociar a venda de votos na CPI da Loterj/RioPrevidência, na Assembléia do Rio para livrar de indiciamento o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, André Luiz pode ter de resolver esse caso agora na Justiça. A venda de votos na CPI gerou um inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal, no qual o ex-deputado é acusado de crime contra a administração pública e de corrupção ativa e passiva.

O deputado também foi acusado, no fim do ano passado, por suspeita de envolvimento com um grupo de extermínio que teria matado 8 pessoas. A denúncia surgiu a partir de uma gravação em que André Luiz comentaria os assassinatos. O Ministério Público Estadual deu início ao inquérito, mas o enviou à Procuradoria Geral da República, a quem cabe as investigações contra parlamentares.

Em 2003, o Ministério Público Federal ofereceu denúncia contra André Luiz por crime contra a fé pública e moeda falsa. Foi absolvido.