Título: Dirceu será convocado a depor no Congresso
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 06/05/2005, Brasil, p. A3

O chefe da Casa Civil, ministro José Dirceu, deve ser convocado para depor no Congresso pela primeira vez desde que assumiu a pasta. A Comissão de Serviços e Infra-Estrutura do Senado aprovou ontem o requerimento do senador Almeida Lima (PSDB-SE), que pede a convocação de Dirceu para falar sobre a Infraero. O ministro deve falar sobre um projeto, que está em análise na Casa Civil e que trata da transformação da Infraero de empresa pública em uma sociedade de economia mista. Esta convocação representa um outro tropeço da base governista, que tem protegido os ministros contra as tentativas dos partidos de oposição de obrigar autoridades federais a depor no Congresso.

Na mesma reunião, realizada no fim da tarde, a Comissão de Infra-estrutura aprovou também requerimento do senador César Borges (PFL-BA) convocando o presidente do conselho de curadores da Fundação Rubem Bertha, Ernesto Zanata, a coordenadora do grupo parlamentar misto de defesa da Varig, Yeda Crusius (PSDB-RS), e um representante do ministro da Defesa para discutir a situação financeira da companhia aérea.

- Já estamos em estado de alerta e essa situação inspira cuidados e acompanhamento permanente - afirmou o líder do PT na Casa, Delcídio Amaral (MS), que não chegou a tempo de evitar mais essa derrota da administração federal na comissão.

Amaral não foi o único ausente. Nenhum senador do partido estava presente à votação do requerimento do senador Almeida Lima (PSDB-SE), que, desde as denúncias envolvendo o ex-subchefe de Assuntos Parlamentares da Casa Civil Waldomiro Diniz, tenta obrigar Dirceu a comparecer ao Senado. Desta vez, Lima conseguiu, com outro pretexto