Título: Lula recebe Kirchner em busca de consenso
Autor: Luciana Otoni
Fonte: Jornal do Brasil, 09/05/2005, País, p. A3

Presidente brasileiro tenta trazer Argentina para participar do diálogo com a Venezuela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe hoje para um jantar na Granja do Torto os presidentes da Argentina, Néstor Kirchner, e da Venezuela, Hugo Chávez. O encontro entre os três chefes de Estado ocorre uma semana após o incidente diplomático entre Argentina e Brasil desencadeado pelo chanceler argentino Rafael Bielsa, que prestou declarações dizendo que o governo argentino iria endurecer as relações com o governo brasileiro por considerar que o Brasil buscar exercer liderança hegemônica na América Latina. No jantar que o presidente Lula oferece transparece o objetivo de harmonizar o diálogo e aplacar o mau humor do país vizinho ao alçar o presidente argentino na intermediação das relações entre Venezuela, Cuba e Estados Unidos. Não se trata de interferir na política externa venezuelana, mas manter diálogo com Chávez, o dirigente latinoamericano cuja diretriz de relações externas é de aproximação com Cuba e distanciamento dos Estados Unidos.

O encontro tem, portanto, o componente político ao buscar aproximar Lula e Kirchner após dias em que o tom das críticas manteve-se elevado. Após as declarações atribuídas a Bielsa de que a Argentina iria ''endurecer as relações'' com o Brasil, o governo argentino buscou amenizar o atrito dizendo que Bielsa não estaria falando por Kirchner. As tentativas de ''desdramatizar'' o incidente partiram também do ministro das Relações Exteriores, chanceler Celso Amorim.

É nesse contexto que os dois presidentes se encontram na noite de hoje. Há questões de política internacional e temas de ordem econômica no âmbito do Mercosul que exigem encaminhamentos. No cenário externo, o Brasil mantém-se como postulante a membro permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), iniciativa que não conta com o apoio argentino.

Na vertente comercial há, de um lado, reclamações de alguns setores da indústria argentina, que apontam excesso de produtos brasileiros em seu mercado a exemplo de calçados e eletrodomésticos. De outro, há demandas de produtores brasileiros de vinho, arroz, cebola e trigo. Na semana passada produtores de arroz do Brasil voltaram a bloquear estradas que ligam a região Sul à Argentina. Além de demandas específicas de parte a parte, há ainda importantes acordos em vigor que têm que ser negociados neste ano como o regime automotivo especial, que prevê a liberalização dos mercados a partir de 2006.

O jantar com os três presidentes acontece às vésperas da abertura, nesta terça-feira, da Cúpula América do Sul/Países Árabes, da qual participarão sete altas autoridades do Mundo Árabe, entre chefes de governo e chefes de Estado, e oito presidentes sulamericanos. No contexto geopolítico, a cúpula, realizada pela primeira vez, aproximará dois grandes blocos: a América do Sul e o Mundo Árabe.

Antes do jantar com Kirchner e Chávez, Lula receberá os primeiros-ministros da Síria, Mohammad Naji Al Otri, do Líbano, Nagib Mikati, e o presidente da Autoridade Palestina Mahmoud Abbas.