Título: Parlamento define novo ministério
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 09/05/2005, Interncaional, p. A7

Psicólogo sunita assume Defesa

BAGDÁ - Três meses após as eleições iraquianas, o Parlamento aprovou ontem a seleção de seis novos ministros para o governo. Na formação do gabinete, os ministérios mais delicados eram os do Petróleo e da Defesa.

Saadoun al-Dulaimi, sunita árabe com raízes em uma das áreas de violência no país, foi nomeado para a pasta da Defesa. Ele é um respeitado psicólogo e estatístico que passou muitos anos fora do Iraque e era ativo na oposição a Saddam Hussein. Ibrahim Bahr al-Uloum, um xiita, ocupou a pasta do Petróleo.

- Fomos cuidadosos ao envolver todos os protagonistas políticos e isso explica a demora na formação do gabinete - disse o primeiro-ministro Ibrahim al Jaafari.

Al Jaafari acredita que a presença dos sunitas em postos do governo possa diminuir o apoio aos insurgentes dentro de sua própria comunidade e controlar a nova onda de violência.

- Nós vamos tomar todas as medidas necessárias para lutar contra este fenômeno monstruoso - disse Jaafari sobre a violência.

O indicado para a pasta de Direitos Humanos recusou o posto. Hisham al-Shibli, que é ex-ministro da Justiça, justificou o ato dizendo que foi indicado apenas por ser sunita.

Sete soldados americanos morreram em três atentados com explosivos neste fim de semana no país.

No sábado, quatro marines foram mortos na explosão de um carro-bomba. Ontem, um soldado morreu em uma explosão durante uma patrulha na região de Samarra. Outros dois soldados morreram na explosão de uma bomba neste domingo na zona de Khalidiya, a Oeste de Bagdá.