Título: Bush condena ocupação
Autor: Viktor Litovkin
Fonte: Jornal do Brasil, 08/05/2005, Internacional, p. A12

Em visita à Letônia, o presidente americano, George Bush, afirmou que o fim da II Guerra Mundial, em 1945, significou para os países bálticos ''ocupação comunista e opressão''. Segundo ele, a dominação soviética no Leste Europeu foi ''um dos maiores males da história.''

- Não vamos repetir os erros de outras gerações, facilitando ou desculpando tiranias e sacrificando liberdades na busca da estabilidade - acrescentou.

Em reunião com os presidentes da Letônia, Vaira Vike-Freiberga, da Estônia, Arnold Ruutel, e da Lituânia, Valdas Adamkus, em Riga, Bush lamentou o que ocorreu com os países ocupados pela extinta União Soviética em 1945, que obtiveram independência em 1991.

Em Moscou, durante o ato de inauguração de um monumento em memória dos combatentes do país, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, respondeu afirmando que o Exército Vermelho ''libertou'' 11 países europeus do domínio nazista.

- A máquina militar do agressor alemão foi esmagada nos campos de batalha - disse.

De acordo com o presidente russo, essa geração de soviéticos ''defendeu o direito de viver e de ter um Estado e uma cultura própria''.

Bush, por outro lado, reconheceu que os EUA foram também responsáveis pela divisão da Europa depois do conflito. Ele e Putin se encontram em Moscou, na segunda-feira.