Título: Cúpula altera trânsito
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 09/05/2005, Brasília, p. D6

Vias fechadas por segurança aos chefes de Estado

Começa hoje a Cúpula América do Sul-Países Árabes, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A partir das 7h, até quarta-feira, várias vias serão interditadas total e intermitentemente. As mudança na rotina da cidade começa afeta as vias L4 Sul, N1 (do Corpo d e Bombeiros, próximo à Vila Planalto até o Palácio do Buriti), S1(da L2 Sul até o Congresso Nacional), S2 (Setor Hoteleiro Sul à via S1) e ruas do Setor Comercial Sul e Hoteleiro Norte. Para facilitar a ida das comitivas do aeroporto até os hotéis, a partir das 7h de hoje, o brasiliense não poderá usar a Avenida das Nações (L4 Sul) no sentido Sul-Norte, entre o Aeroporto e o Palácio do Alvorada.

Amanhã, das 7h a meia-noite, o trânsito será totalmente interrompido nas vias N1 - do Corpo de Bombeiros, próximo à Vila Planalto até o Palácio do Buriti e no acesso do Hotel Blue Tree Park pela via do Palácio da Alvorada até o Centro de Convenções no Eixo Monumental. Assim como, na ligação do Setor Hoteleiro Norte com o Setor Comercial Sul - contorno do Shopping Conjunto Nacional e do Conic e na via S1 - da L2 Sul até o Congresso Nacional. Durante a noite, a Esplanada dos Ministérios também ficará totalmente interditada a partir da Catedral até o Palácio da Alvorada.

O último dia de interdições, quarta-feira, começa às 7h30 e ainda não tem horário definido para terminar. Serão fechadas, na parte da manhã, a via S2 - do Setor Hoteleiro Sul à S1, N1 - do Centro de Convenções até as proximidades da Vila Planalto e a via de acesso ao Hotel Blue Tree Park - do Palácio do Alvorada até a L4 Sul. A partir do meio dia, o trânsito será interrompido no sentido contrário, do Palácio da Alvorada até o aeroporto. Além dessas interdições o trânsito será interrompido por onde a comitiva passar, entre o Centro de Convenções e o Palácio do Alvorada e os hotéis onde os participantes estão hospedados.

O chefe de Fiscalização e Policiamento do Detran, Silvaim Fonseca, alerta, principalmente, aos moradores do Guará, Lago Sul e Taguatinga, para ficarem atento às interdições. Ele orienta que os motoristas procurem acessos alternativos como L2, Eixão, Eixinhos e W3. Segundo ele, o trânsito deve ficar mais engarrafado do que de costume nesses três dias. Pois, as vias alternativas, que já costumam ter grande movimento, receberão também os cerca de 10 a 15 mil veículos que passam pela L4 e os quase 40 mil carros que percorrem o Eixo Monumental.

- Os acessos ao Lago Sul, Taguatinga e Guará serão os mais complicados. Para evitar enormes congestionamentos, vamos trabalhar com cerca de 250 agentes e 50 viaturas que vão controlar os engarrafamentos e organizar o trânsito - afirma Silvaim Fonseca.