Título: Marta critica vice de Serra
Autor: Romoaldo de Souza
Fonte: Jornal do Brasil, 18/10/2004, Brasil, p. A-2
Petista tenta ligar imagem de Kassab a Pitta
A prefeita licenciada de São Paulo, Marta Sulicy (PT), que tenta a reeleição, voltou a criticar na propaganda eleitoral na TV o vice na chapa de José Serra (PSDB), Gilberto Kassab. O programa de Serra, por sua vez, disse que Marta já atacou outros tucanos e, ''como não adiantou'', agora fala de Kassab. A campanha de Marta usou música para ironizar o candidato: ''Se você fosse sincero, seu Serra, me contava do Kassab''. A petista tentou unir a imagem de Serra e de seu vice a Celso Pitta, já que Kassab foi secretário de Planejamento no primeiro ano da gestão do ex-prefeito. Marta exibiu uma reportagem que informava que Pitta votou em Serra no primeiro turno das eleições e que pretende voltar à vida pública em 2006. A idéia da petista é enfatizar que, caso Serra seja eleito e Kassab tenha de assumir a prefeitura, seria ''a turma do Pitta de volta''.
O presidente nacional do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), rebate a postura de Marta. Para ele, ''as calúnias e as agressões contra Kassab mostram o comportamento antidemocrático e o desespero da candidata Marta Suplicy com a derrota eleitoral que está batendo à sua porta''.
Ontem, em Santos, para apoiar a candidatura da deputada federal Telma de Souza (PT) à prefeitura da cidade, o chefe da Casa Civil, José Dirceu, afirmou que a eleição em São Paulo ''ainda não está decidida'' e se negou a comentar o impacto que uma possível derrota de Marta Suplicy teria para o PT e para o governo federal.
- Só um retardado discute uma coisa dessas antes do resultado eleitoral. Seria um idiota se respondesse essa pergunta. Não vou fazer elucubrações sobre a derrota de um candidato que está disputando eleição - disse.
O ministro também evitou fazer comentários sobre o apoio do ex-prefeito Paulo Maluf (PP) a Marta:
- Só se você fez acordo com ele. Eu não fiz.
Para José Dirceu, os resultados das eleições municipais não refletem a aceitação do público em relação ao governo federal, visto que a eleição não foi sobre o desempenho do governo Lula.
Em campanha na rua ontem, Serra (PSDB) descartou o clima de ''já ganhou''. Trabalhará nos próximos dias para manter inalterado o atual cenário eleitoral, em que ele aparece em vantagem, com 52% das intenções de voto, contra 40% da prefeita Marta Suplicy (PT), segundo pesquisa Datafolha. O levantamento indica que 67% dos paulistanos acham que o tucano vencerá.