Título: Hora certa de buscar investidores
Autor: Rafael Rosas
Fonte: Jornal do Brasil, 18/10/2004, Economia & Negócios, p. A-17
Apesar dos relatórios do Fórum Econômico Mundial e da consultoria AT Kearney que apontam perda de competitividade e de capacidade de atração de capital produtivo, os especialistas ouvidos pelo JB acreditam que o atual quadro da economia do país mostra o Brasil em momento favorável para aumentar a atração de investimentos estrangeiros diretos. - As expectativas são boas. Progredimos na área macro e no controle da inflação. Fizemos um dever de casa difícil e agora é hora de andar para frente. O país tem que crescer, pois limitar o avanço a 3% enquanto a China tem taxas anuais de 8% é perder a oportunidade - avalia Armando Castelar Pinheiro, economista do Ipea.
Antônio Corrêa de Lacerda, presidente da Sobeet, lembra que de 1998 a 2001 o Brasil tinha um elevado déficit em conta corrente, o que o obrigava a buscar capital volátil de curto prazo para fechar os balanços.
- Hoje não temos este problema. O balanço está equilibrado, não há pressão. Este é o melhor momento para buscar um capital de qualidade, comprometido com a produtividade no país - afirma o presidente da Sobeet.
A voz contrária é do Instituto de Estudos para Desenvolvimento Industrial (Iedi), que na semana passada divulgou análise afirmando que ''o Brasil terá que fazer algo mais do que se esmerar em obter do chamado mercado uma melhora da avaliação de seu risco''.
Para o Instituto, o país deve promover de fato uma reforma tributária, adaptar a política de juros para que realmente melhore o acesso ao financiamento, diminuir a burocracia e desonerar a trabalho e o investimento.