Título: Latinos e árabes param a capital da República
Autor: Soraia Costa
Fonte: Jornal do Brasil, 10/05/2005, Brasília, p. D1

Governo federal decreta ponto facultativo para facilitar a segurança das 33 missões estrangeiras que estão na cidade

Brasília vai parar, hoje, para a abertura oficial da Cúpula América do Sul - Países Árabes. Para reduzir o fluxo de veículos e garantir a segurança dos 33 chefes de missão - entre eles 16 chefes de Estado - que visitam a capital, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou ponto facultativo para os serviços de administração pública direta, autarquias e fundações. Apenas os setores essenciais funcionarão normalmente. O Eixo Monumental será interditado desde o Corpo de Bombeiros até o Palácio do Buriti, entre 7h e 13h, para a passagem das comitivas que seguem para o Centro de Convenções. A partir das 17h, a Esplanada dos Ministérios ficará totalmente bloqueada, desde a Catedral até o Palácio do Planalto. O acesso entre o Eixo Monumental e o Palácio da Alvorada também será fechado.

Apesar de terem ocorrido retenções momentâneas em pontos variados da cidade durante ontem, o primeiro dia de interdições nas vias do DF para a passagem das comitivas árabes e latinas não prejudicou a rotina do brasiliense. Mesmo assim, o governo federal optou por declarar ponto facultativo para os servidores federais e evitar possíveis transtornos.

Com exceção do acesso ao Palácio da Alvorada, Via L4 Sul e Vila Planalto, nenhuma rua ficou o tempo toda interditada. Os bloqueios eram feitos apenas enquanto as comitivas dos chefes de Estado se deslocavam. Quem precisou passar pelo Setor Hoteleiro Sul, teve o carro revistado por soldados armados do Exército, mas a operação não levava mais do que cinco minutos.

Hoje, além do Eixo Monumental, também ficará bloqueada, a partir da 7h, a ligação entre o Setor Hoteleiro Norte e o Setor Comercial Sul, na alça de contorno do Conjunto Nacional e Conic. Para evitar engarrafamentos, o Detran solicita o uso de vias alternativas. Entre as opções estão as vias N2 e S2, que passam em frente aos anexos dos Ministérios, L2 Sul e Norte, W3 Sul e Norte, Eixinhos Sul e Norte, Avenida das Nações (L4 Sul e Norte) e Eixão.

Amanhã, o trânsito da L4 Sul terá interdições intermitentes desde o Palácio do Planalto até o Aeroporto, para a passagem das delegações. O Eixo Monumental e o Setor Hoteleiro Sul também terão bloqueios momentâneos, a exemplo do que aconteceu ontem.

Além disso, a coordenação de segurança da Cúpula pede para as pessoas que viajam de avião nesta quarta-feira para que se desloquem com antecedência até Aeroporto, pois, a partir do meio dia, é possível que aconteçam congestionamentos.