Título: Primeiro dia ficou aquém das expectativas
Autor: Renata Moraes
Fonte: Jornal do Brasil, 10/05/2005, País, p. A2

Embora 1.250 empresários estivessem inscritos para o seminário, a cerimônia de abertura registrou baixo quórum. A platéia de aproximadamente 400 participantes destoou do imenso auditório - com capacidade para 3.500 - em que o evento foi realizado.

A ausência do empresariado durante toda a tarde nos 24 stands internacionais montados na feira, que acontece paralelamente ao seminário, não preocupou o Itamaraty. De acordo com o embaixador Mário Vilalva, diretor do Departamento de Promoção Comercial do Itamaraty, cerca de 1.050 empresários já buscaram o credenciamento. O que comprova que a participação será ''forte e expressiva''.

- É o primeiro dia. Com a abertura da Cúpula, o movimento deverá ser bem maior.

Quem passou manhã e tarde nos stands, contudo, não mostrava tanta confiança nas palavras do embaixador. Alguns funcionários de embaixadas e do governo brasileiro confirmavam o fracasso de visitas.

- Não falei com ninguém a não ser com a imprensa - afirmou um deles que preferiu não se identificar.

Até o início da noite de ontem, três dos vinte e nove stands nem haviam sido montados: o do Conselho de Cooperação do Golfo, da Rede de TV Al-Jazeera e o da Mauritânia.

O esvaziamento não foi o único problema do primeiro dia. No Centro de Convenções, que recebe os chefes de Estado e Governo para abertura oficial da Cúpula, uma das duas esteiras de raio-x colocadas no hall de entrada não funcionou.