Título: Acerto de contas com os vizinhos
Autor: Luiz Orlando Carneiro
Fonte: Jornal do Brasil, 10/05/2005, País, p. A3

A integração sul-americana foi o tema principal da conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Nestor Kirchner, da Argentina, e Hugo Chávez, da Venezuela, num jantar ontem à noite na Granja do Torto. O encontro aconteceu no momento de crise nas relações entre Brasil e Argentina. O presidente Hugo Chávez chegou à residência oficial de Lula por volta de 21h30, e causou um pequeno tumulto. Três carros da comitiva venezuelana não possuíam credenciamento. Depois de acertos com o cerimonial da Presidência da República foi permitida a entrada de um microônibus. Já o presidente da Argentina, Nestor Kirchner, chegou meia hora antes de Chávez. Antes do jantar, interlocutores do Planalto avaliavam que o encontro seria um passo para reaproximação entre Lula e Kirchner. As relações entre os dois presidentes estavam estremecidas desde que os jornais argentinos publicaram reportagens revelando o incômodo do governo argentino com a comportamento brasileiro em sua política externa.

Kirchner e Chávez estão em Brasília para participar da Cúpula América do Sul-Países Árabes. Para o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a união comercial e política de Brasil e Argentina é fundamental para a consolidação do Mercosul e o desenvolvimento sul-americano. A afirmação foi feita em referência às queixas que empresários argentinos apresentarão ao governo brasileiro com relação ao andamento do Mercosul.

¿ Conseguiremos resolver os problemas quando entendermos que temos que tratar o problema do Mercosul como umaquestão nosso. Isso é verdade para o Brasil e para a Argentina ¿ afirmou o chanceler.