Título: Pesquisa afeta plebiscito
Autor: Hugo Marques
Fonte: Jornal do Brasil, 10/05/2005, País, p. A5

A pesquisa sobre redução das internações hospitalares foi também comemorada por auxiliares dos ministérios da Justiça e da Saúde. A expectativa dentro do governo é que o resultado terá efeito positivo no plebiscito sobre proibição da venda de armas, a ser realizado este ano. Além de resistências no Congresso e do lobby dos fabricantes de armas, o governo tenta derrubar a idéia de que o recolhimento de armas vai desproteger o cidadão. O ponto facultativo decretado ontem adiou para amanhã votação do projeto que autoriza o referendo.

A redução das internações por armas de fogo diminui os custos hospitalares e tem efeito sobre as estatísticas. O número total de internações - por todos os tipos de acidentes, doenças e crimes - caiu nos dois Estados no período pesquisado. Em São Paulo, a queda foi de 1%. No Rio, 5%.

As autoridades da Polícia Federal também comemoram o sucesso da campanha do desarmamento. São Paulo é o recordista, com 86.780 armas entregues até a semana passada. Quem quiser entregar uma arma à Polícia Federal recebe entre R$ 100 e R$ 300. Não é necessário explicar a origem da arma.