Título: Diferentes estágios
Autor: Claudia Bojunga
Fonte: Jornal do Brasil, 10/05/2005, Saúde & Ciência, p. A12

Há vários estágios de danos cerebrais. No caso do bombeiro Donald Herbert, ele não estava em coma, nem em estado vegetativo, definições que muita gente confunde. Pessoas em casos como o dele podem sentir, sofrer e entender. O ex-bombeiro, entretanto, ficou mudo, incapaz de enxergar e sem memória.

Tanto que, quando recuperou essas capacidade que havia perdido, se surpreendeu quando falou com seu filho mais novo, Nicholas, ao telefone:

- Mas é impossível, ele é apenas um bebê, não pode falar - disse Herbert. Na época do acidente o caçula, hoje com 13 anos tinha três.

O professor de neurologia da UFRJ Sérgio Novis, ressaltou a diferença entre a condição do bombeiro e da americana Terri Schiavo, que ficou em estado vegetativo permanente por quinze anos. O caso de Schiavo causou polêmica depois que a Justiça dos Estados Unidos permitiu a retirada da sonda de alimentação, deixando que ela morresse.

- No estado vegetativo só não estão funcionando os hemisférios cerebrais, responsáveis pelos sentidos e pelo pensamento. Funciona o tronco cerebral, responsável pelas funções vitais - explica o médico.

- Terri não precisava, por exemplo, respirar por aparelhos - disse.

O indivíduo em estado vegetativo tem apenas as funções vitais do organismo. São reações básicas de reflexo como sucção, acompanhamento do olhar, dormir. Entretanto a pessoa perde as funções voluntárias.

- A probabilidade de volta ao normal do paciente é baixa, mas não dá para dizer que é zero - afirma Ernesto Catharino, membro da coordenação do CTI do Quinta D'Or.

Outro estágio de dano cerebral é o coma, que pode ser definido como uma diminuição do nível de consciência. O paciente fica necessariamente desacordado.

- Se a pessoa abre o olho não está mais em coma - explica a neurologista Maria Lúcia Mendonça.

- Existem vários estágios de coma, do superficial ao profundo. Geralmente, a pessoa precisa de aparelhos para respirar porque perde a defesa da tosse e pode aspirar vômito - afirma

Segundo Catharino, nesse caso, a possibilidade de melhora é um pouco maior do que no estado vegetativo. ( C.B.)