Título: Reestruturação de piloto novo
Autor: Rafael Rosas
Fonte: Jornal do Brasil, 10/05/2005, Economia & Negócios, p. A20

Henrique Neves assume presidência da Varig. Executivos e Alencar se reúnem hoje

O Conselho de Administração da Varig, que tomou posse ontem na sede da empresa, no Rio de Janeiro, anunciou Henrique Neves como o novo presidente da companhia aérea, no lugar de Carlos Luiz Martins. Ex-presidente da Brasil Telecom e ex-diretor da Shell, Neves será o quinto presidente da empresa desde 2003. Hoje, ele, o presidente do Conselho, David Zylbersztajn, e representantes da Fundação Ruben Berta (FRB), controladora da Varig, se reúnem com o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, para apresentação do plano de reestruturação da empresa, que deve incluir redução de custos, além de pavimentar a transferência para um novo investidor.

Na terça-feira da próxima semana, o presidente da FRB, Ernesto Zanata, participa de audiência pública na Comissão de Infra-Estrutura do Congresso sobre a reestruturação da companhia.

Os novos conselheiros da empresa aérea - além de Zylbersztajn, tomaram posse ontem o vice-presidente do conselho, Omar Carneiro da Cunha Sobrinho, o embaixador Marcos Castrioto de Azambuja, o ex-presidente do BNDES Eleazar de Carvalho Filho, o brigadeiro Sergio Xavier Ferolla e Sergio de Almeida Bruni - assumiram com o objetivo de preparar terreno para a entrada de um novo investidor na companhia. Eles se juntam no conselho a Gesner de Oliveira e Harro Fouquet.

Segundo Zylbersztajn, Henrique Neves foi aprovado por unanimidade pelo conselho por se tratar de um executivo ''com experiência e bom relacionamento com governo, mídia e sociedade''.

O mercado recebeu com cautela a indicação de Neves para comandar a Varig. Marcelo Ribeiro, analista da corretora Pentágono, acredita que todos os conselheiros e o novo presidente têm excelente credibilidade, mas ressalta que a empresa continua precisando de um novo investidor.

- Não existe fórmula mágica. Para a empresa recuperar a liderança, objetivo anunciado por Zylbersztajn, precisa de um investimento de marketing e de uma frota renovada, o que é caro - diz.

Do lado dos funcionários, Graziela Baggio, presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), lembra que, apesar da qualidade dos executivos, nenhum deles tem experiência com aviação.

- O setor aéreo é muito cheio de melindres, mas para avaliar os novos nomes, precisamos conhecer a proposta que será apresentada por eles - ponderou ela, que teme que a redução de custos passe por demissões, o que Zylbersztajn negou.

O vice-presidente da Associação de Pilotos da Varig (Apvar), Marcio Marsillac, afirma que, para conduzir a reestruturação, Neves, Zylbersztajn e os demais conselheiros terão que ter garantidas a autonomia e a independência em relação à Fundação Ruben Berta.