Título: Guerras matam crianças
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 18/10/2004, Internacional, p. A-9

Estudo da Unicef aponta que 200 mil são vítimas ao ano

Um total de 200 mil crianças morrem por ano - 547 ao dia - devido às guerras e atos terroristas que assolam o mundo, segundo um relatório da Unicef apresentado pela deputada italiana Tiziana Valpiana.

Tiziana, do Partido da Refundação Comunista (PRC), disse que, desse número, 10 mil crianças morreram vítimas das minas terrestres.

Com base no relatório, a deputada afirmou também que nos últimos 10 anos, 2 milhões de crianças morreram pelas guerras, e outras 20 milhões se viram obrigadas a deixar suas casas e refugiar-se com seus familiares, e em alguns casos até mesmo sozinhos.

Um milhão de crianças ficaram órfãos devido às guerras e 300 mil adolescentes com menos de 15 anos fazem parte dos exércitos de países africanos e de grupos paramilitares, afirmou, explicando que entre 25% e 30% deste número é composto por mulheres.

- Com base nestes dados, pode-se afirmar que existe uma guerra declarada no mundo contra as crianças - disse a deputada, que pediu um fim ''grande à onda de violência e sangue, que produz pobreza, insegurança, ódio e violência entre os povos''.

Em outro relatório, sobre educação, a Unicef alerta que no Iraque 700 escolas foram bombardeadas nos conflitos dos últimos anos e 2.700 precisam ser reabilitadas. Um terço desses colégios fica em Bagdá.