Título: Brasília vira capital da ciência a partir de hoje
Autor: Mariana Santos
Fonte: Jornal do Brasil, 18/10/2004, Brasília, p. D-4

Abertura será na UnB, que sedia a maioria dos eventos

Começa hoje, em todos os estados brasileiros, a primeira Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Recheada de mostras de vídeo, oficinas científicas e exposições, a Semana promete despertar o interesse de quem acha que ciência é algo muito distante do cotidiano e aguçar os curiosos pela área. A abertura oficial do evento será feita às 15h pelo ministro de Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, na Universidade de Brasília (UnB). A instituição sediará a maioria dos eventos que acontecerá no DF. Para Campos, os sete dias voltados para a experimentação científica são um ''anseio da sociedade''.

- Com a realização da Semana queremos destacar a importância da ciência e da tecnologia e o impacto das pesquisas na vida das pessoas e no desenvolvimento nacional - explica.

Aqui no DF, fazem parte da programação espetáculos teatrais, uma exposição sobre viagens espaciais (promovida pela Agência Espacial Brasileira), visitas guiadas ao Museu de Anatomia da UnB. No campus da universidade será montada uma tenda de 2,4 mil m² para realização de experimentos nas áreas de biologia, química, física e mecatrônica. Haverá até um planetário inflável, e um simulador de ausência de gravidade. Trinta ônibus farão transporte de alunos de escolas públicas para o local.

- Esperamos um público basicamente de adolescentes e crianças. Será uma feira de ciência bem profissional, orientada por especialistas que muitas vezes são pessoas de difícil acesso, mas que estarão abertos a questionamentos durante esta semana - explica a professora Dione Moura, coordenadora do evento na UnB.

E ainda para quem gosta de estudos celestes, o Clube de Astronomia de Brasília vai deixar à disposição telescópios para observação nos dias 21 e 27, quando haverá um eclipse lunar.

O Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) realizará, de hoje até sábado, o Festival Ver Ciência, com apresentações de programas de tevê selecionados no Brasil e em mais de dez países, entre 2002 e 2003, que tratam de assuntos variados dentro do tema ciência e tecnologia.

Haverá uma sessão especial com programas do canal inglês BBC, dentre eles o Horizon, há mais de 44 anos no ar. As apresentações serão gratuitas.

A Semana da Ciência e Tecnologia foi criada por um decreto do presidente Lula da Silva, de 9 de junho deste ano. A partir de 2004, outubro passa a ser o mês da aproximação popular com o tema no País.

***

Serviço:

Para mais informações sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, inclusive o resto da programação, ligue 317-7826 ou consulte o site www.mct.gov.br/semanact