Título: Britânicos emitem nota
Autor: Daniel Pereira
Fonte: Jornal do Brasil, 11/05/2005, País, p. A3
A inclusão da questão das Ilhas Malvinas no Documento Final da Cúpula América do Sul-Países Árabes fez com que a Embaixada da Grã-Bretanha, em Brasília, divulgasse ontem nota oficial informando a posição oficial do país por conta da disputa diplomática provocada pela posse das Ilhas Malvinas . As ilhas são reivindicadas pela Argentina e são consideradas pelos ingleses como território de seu país.
- Houve um recente interesse na referência às Ilhas Falkland contida no tratado constitucional europeu. Todavia, referências às Ilhas Falkland como território britânico no exterior constam, em termos idênticos, de tratados da União Européia desde a adesão do Reino Unido em 1973. A posição do Reino Unido em relação a sua soberania sobre as Ilhas Falkland é bem conhecida - afirma a nota.
Ontem, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, que vê no brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva seu maior aliado no continente, demonstrou uma ponta de desconforto com o fato de a cúpula ter sido ''vendida'' como um evento econômico e comercial.
- Precisamos fazer uma agenda, que não seja apenas quanto vou vender a vocês e quanto vocês vão vender a mim. Espero, companheiro Lula, que possamos incluir espírito humano na agenda - disse Chávez na reunião.