Título: Integração foi tema do jantar
Autor: Daniel Pereira
Fonte: Jornal do Brasil, 11/05/2005, País, p. A3

O assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, garantiu que o prato principal do jantar oferecido anteontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a seus colegas da Argentina, Néstor Kirchner, e da Venezuela, Hugo Chávez, foi o projeto de integração dos três países, e não as recentes críticas de autoridades e empresários argentinos a uma suposta posição hegemônica do Brasil no Mercosul.

Garcia contou que Kirchner chegou a dizer que ''a melhor maneira de acabar com as bobagens publicadas sobre é a própria aceleração do próprio processo de integração do Mercosul''.

Com relação ao processo de integração Brasil-Argentina-Venezuela, Marco Aurélio Garcia informou que está em desenvolvimento acelerado e citou como exemplo as reuniões entre os ministros da Fazenda dos três países, marcada para 10 de junho, em Buenos Aires, e entre os ministros das áreas de Energia, em Caracas, no fim do próximo mês. Depois, terá um encontro entre Lula, Kirchner e Chávez.

Os três países pretendem ampliar os investimentos em petróleo.