Título: Governo nega derrota do encontro
Autor: Renata Moura
Fonte: Jornal do Brasil, 11/05/2005, País, p. A4
A Cúpula América do Sul-Países Árabes terá uma segunda edição daqui três anos, no Marrocos. A informação é do ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim. Segundo ele, a decisão de dar continuidade à integração dos dois grupos é uma vitória dos esforços para a realização do encontro.
Em resposta a críticas feitas à cúpula, Amorim disse que é preciso ''ter muita imaginação'' para ver derrota no encontro. O ministro negou que os termos do documento que será assinado amanhã represente derrota para o Brasil.
- Não há absolutamente nenhum ponto que desejássemos tratar que não esteja tratado - garantiu o ministro, ao informar que o Brasil contribuiu para a incluir questões de cooperação no documento.
O documento final deverá incluir referências ao terrorismo e à ocupação de territórios e recebeu algumas modificações de última hora, como o direito da Argentina sobre as Ilhas Malvinas e um elogio às eleições no Iraque.
- Negociação é sempre uma questão de compromisso. Os termos são satisfatórios não só para o Brasil como para os países da América do Sul - disse.
O ministro destacou a realização do encontro empresarial com a participação de 250 empresários de origem árabe.
- Ouvi de um ministro árabe que é muito difícil ver tantos ministros árabes juntos.