O Estado de S. Paulo, n. 46620, 08/06/2021. Política, p. A4

Salles entrega celular à PF 19 dias após operação

Rayssa Motta
Pepita Ortega


O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, entregou seu celular à Polícia Federal ontem, 19 dias após ser alvo de buscas na Operação Akuanduba – que apura suspeita de facilitação do contrabando de madeira, entre outros crimes. Ao comunicar o Supremo Tribunal Federal sobre a entrega do aparelho às autoridades, os advogados de Salles alegaram que o celular “não foi requerido na data da diligência”.

Na semana passada, o ministro do STF Alexandre de Moraes, relator da Akuanduba, pediu manifestação da Procuradoria-geral da República sobre a possibilidade de afastamento e de prisão do ministro, com base em uma notícia de fato que acusou Salles de obstrução da Justiça por não entregar o telefone à PF no dia em que a operação foi deflagrada, em 19 de maio.

A investigação que atingiu o ministro apura indícios de favorecimento de empresas na exportação ilegal de madeira. Salles é alvo de um outro inquérito, conduzido pela ministra Cármen Lúcia, sob suspeita de obstruir a maior investigação ambiental da PF, em favor de quadrilhas de madeireiros. Ele nega irregularidades. / R.M. e P.O.