Título: Segurança em cenário de guerra
Autor: Soraia Costa
Fonte: Jornal do Brasil, 11/05/2005, Brasília, p. D1
Cúpula América do Sul-Países Árabes pára Brasília. Nove mil servidores e militares tomam conta das ruas da cidade
Um cenário de guerra foi montado, ontem, para a abertura oficial da Cúpula América do Sul - Países Árabes. O Eixo Monumental foi interditado e recebeu tanques e soldados do Exército. O espaço aéreo da capital está fechado e a ordem é abater aeronaves não autorizadas. Nas proximidades da plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, soldados e arame farpado bloqueavam o parapeito sobre o Eixo Monumental. Nove mil pessoas participam da segurança do evento, coordenadas pelo Centro de Operações de Segurança Integrada e comandadas pelo general Orlando Gonçalves Pamplano. O Ministério da Defesa disponibilizou 4.400 homens do Exército, Marinha e Aeronárutica. O Ministério da Justiça participa com 700 pessoas da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Do GDF, há 3.900 servidores da Secretaria de Segurança Pública e Secretaria de Saúde.
Apesar do ponto facultativo, decretado pelo governo federal, a cidade teve, ontem, um dia movimentado Logo de manhã, por volta de 9h30, uma ameaça de bomba provocou a evacuação do prédio C do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, onde também funciona o Ministério do Planejamento.
Cerca de 100 funcionários estavam trabalhando quando a equipe de segurança recebeu um telefonema avisando que havia uma bomba no prédio. O Esquadrão Anti-Bombas do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar fez a varredura do local e não encontrou qualquer vestígio de artefatos explosivos. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia da Asa Sul.
As interdições do Eixo Monumental, pela manhã, e da Esplanada dos Ministérios, no final da tarde, provocaram apenas engarrafamentos momentâneos, na hora da passagem das comitivas, à exemplo do que aconteceu na segunda-feira. Segundo o comandante do Batalhão de Trânsito do DF, major Glaumer Araújo, não houve ocorrências de incidentes ao longo do dia.
- Hoje foi bem tranquilo, até em virtude do ponto facultativo - afirma o major.
Poucos serviços de administração pública direta, autarquias e fundações funcionaram ontem. Não houve expediente na Câmara Legislativa e nas Secretarias do governo do DF. As escolas da rede públicas, a Universidade de Brasília (UnB) e o Centro Universitário de Brasília (UniCeub) não tiveram aulas. As escolas particulares e os serviços públicos essenciais, incluindo o Tribunal de Justiça do DF, funcionaram normalmente.
Hoje é o encerramento da Cúpula. A partir das 10h a Avenida das Nações (sentido Palácio da Alvorada - Aeroporto), o Eixo Monumental e as vias próximas ao Setor Hoteleiro Sul sofrerão interdições intermitentes para a passagem das comitivas. Como as autoridades estarão regressando para seus respectivos países ao longo de todo o dia, o Detran solicita às pessoas que tem vôos marcados para que se dirijam com maior antecedência ao Aeroporto.