Título: Brasil e Sudão fazem acordo
Autor: Luiz Orlando Carneiro
Fonte: Jornal do Brasil, 12/05/2005, País, p. A3

Os ministros das Relações Exteriores do Brasil e do Sudão assinaram ontem um acordo de cooperação técnica inédito na história dos dois países. O documento abre caminho para negociações sobre as áreas em que haverá parcerias. ¿ O texto é geral, mas nossa expectativa é fazer em breve parcerias com setores como o açucareiro, têxtil, agrícola e na indústria alimentícia ¿ revelou o ministro das Relações Exteriores do Sudão, Mustafa Osman Ismail. Logo após a assinatura do acordo, no Itamaraty, o chanceler sudanês fez um balanço da Cúpula América do Sul-Países Árabes. Para ele, ficou claro que os blocos regionais precisam intensificar os contatos para proteger os próprios interesses no cenário internacional.

A história do Sudão é marcada por conflitos entre árabes-mulçumanos do norte e cristãos e animistas do sul. No ano passado, confrontos na região de Darfour, provocaram a fuga de milhares de famílias e intensificaram a fome na região. Calcula-se que desde 1983, o conflito sudanês tenha deixado cerca de 1,5 milhão de vítimas fatais.

Na declaração final da Cúpula, sul-americanos e árabes se comprometeram a apoiar os esforços pela paz e reconstrução do Sudão. As medidas governamentais adotadas recentemente para facilitar a assistência humanitária foram elogiadas no documento.