Título: Papa fala sobre Deus e diabo
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 12/05/2005, Internacional, p. A10

O papa Bento XVI mostrou seu empenho de voltar à tradição, dedicando seu discurso ao tema de Deus e Satanás durante a audiência geral, ontem, celebrada na Praça de São Pedro diante de 17 mil pessoas.

- O diabo ainda trabalha no mundo, espalhando uma energia maligna, mas Deus é juiz final na História- afirmou o pontífice. - Deus não é diferente ante às questões humanas e através delas penetra para realizar suas obras - disse.

Pela primeira vez o papa saudou os fiéis em português:

- Saúdo com afeto os peregrinos de língua portuguesa, especialmente alguns visitantes brasileiros - disse. - A todos, convido a que se preparem para a Festa do Pentecostes, evocando as luzes do Espírito Santo para caminhar com otimismo e fé nas batalhas da vida, até o encontro com o Senhor em seu Reino. Com a minha bênção apostólica.

No discurso, Bento XVI também afirmou que a história não é desordenada e sem significado e não depende de poderes obscuros, da casualidade ou de decisões humanas.

O pontífice citou o Concílio Vaticano II, ''que convida o fiel a reconhecer a ação divina que se esconde na história''.

Ele convidou os católicos a ''construir uma sociedade inspirada nos valores cristãos'', em um momento no qual muitos países da Europa estão adotando medidas contrárias aos princípios da Igreja, como o casamento gay.

Bento XVI continua cumprindo os rituais de seu antecessor, João Paulo II. O Sumo Pontífice aparece duas vezes por semana diante dos fiéis.

No próximo sábado, o papa não presidirá pessoalmente duas cerimônias de beatificação, que foram delegadas a cardeais e bispos, diferente de seu predecessor. A medida surpreendeu o mundo católico, mas na realidade representa um retorno à tradição, já que até 1971 os pontífices não oficiavam tais cerimônias.

Paulo VI quebrou a tradição e foi seguido por João Paulo II, que durante seu longo pontificado reunia milhares de fiéis para as beatificações e canonizações que presidia.

O papa Bento XVI nomeou como novo bispo de Araçuaí, em Minas Gerais, o monsenhor Severino Clasen, atual reitor da paróquia-santuário de São Francisco de Assis, em São Paulo. A diocese congrega cerca de 400 mil fiéis, e abrange 23 paróquias, em 26 municípios, entre eles, os maiores da região do Jequitinhonha: Araçuaí, Novo Cruzeiro e Minas Novas.