Título: Ministro da Saúde critica prefeito
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 12/05/2005, Rio, p. A15

Cesar Maia diz que declarações são 'choro de perdedor'

O ministro da saúde Humberto Costa voltou a atacar o prefeito Cesar Maia, após ter fechado, na semana passada, um acordo para voltar a administrar quatro hospitais que eram federais e que em 1999 passaram a ser administrados pela prefeitura. Ontem, o ministro disse que pode devolver esses hospitais no futuro, quando ''houver uma administração municipal responsável''. - No caso dos quatro hospitais que nós vamos receber agora, teremos que articulá-los com os demais e, quem sabe, no futuro, quando tivermos uma administração municipal efetivamente responsável, eles poderão voltar ao município. .

Cesar Maia, ao responder Costa, disse que as declarações são choro de perdedor:

- Peça a ele o acordo que eles exigiam no inicio de março e o acordo de agora. É choro de perdedor. Avançamos em tudo o que exigíamos. Mas o ministro é o brincalhão de sempre - disse o prefeito.

Ao visitar no Rio a nova fábrica de medicamentos da Farmanguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz, o ministro disse que a solução encontrada para por fim às disputas entre prefeitura e governo federal a respeito da situação da saúde na cidade foi a ''possível''.

- Esse foi o acordo possível. O ministério não deve ter o papel de executar ações de atendimento básico no município, a não ser quando estamos tratando de institutos de pesquisa e hospitais de altíssima complexidade, como o Instituto Nacional de Câncer o Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia.

Costa disse que espera que até o fim da próxima semana o acordo já esteja pronto para ser assinado e lembrou ainda ainda que, se o prefeito não cumprir com os termos do acordo, ele poderá ser multado.

- Esse acordo será homologado na Justiça. O não cumprimento implicará em multas e sanções legais''.

Com Folhapress