Título: Três mil aderem à Marcha
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 14/05/2005, País, p. A6

MST chega a Brasília na próxima terça-feira

Folhapress

ALEXÂNIA, GO - Na reta final para a chegada em Brasília, mais 3 mil sem-terra aderiram à marcha organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que começou no último dia 2, em Goiânia. A informação é dos organizadores da caminhada. Até ontem, os agricultores haviam caminhado 167 quilômetros.

O trecho mais longo do percurso (20 quilômetros) foi feito na manhã de ontem. Às 5h30, os sem-terra partiram da fazenda Ribeirão das Lages, em Alexânia (GO), em direção à chácara Carlitos, no mesmo município.

Comprada há oito anos pelo servidor público Marcone Rodrigues, a área de 6 ha foi invadida às 9h. Os sem-terra deixariam o local na manhã de hoje.

- Não sou contra o movimento, mas o que eles fazem é um absurdo. Além de invadir, intimidam todos os moradores da propriedade - disse Rodrigues.

O principal líder do MST, João Pedro Stédile, fez toda a caminhada a pé. Com camiseta, bermuda e dois chapéus para se proteger do forte calor, Stédile passou 40 minutos ao celular ajudando a organizar a chegada e as manifestações que farão em Brasília, na terça-feira. De acordo com coordenadores do movimento, cerca de 15 mil sem-terra estão participando da marcha.

Para facilitar a caminhada, foi bloqueada uma pista da BR-060 obrigando motoristas a utilizar uma estrada de terra. Em Brasília, os sem-terra protestarão em frente à Embaixada dos Estados Unidos, Banco Central e Ministério da Agricultura.

- A reforma agrária que o governo prometeu só existe dentro do governo e nos meios de comunicação. Tudo não passa de uma farsa - disse Gilmar Mauro, um dos coordenadores nacionais do movimento.