Título: Petrobras é alvo de atentado na Bolívia
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 14/05/2005, Internacional, p. A7

Uma pequena carga de dinamite, colocada em um carro, explodiu ontem próximo à sede da Petrobras na Bolívia, na cidade de Santa Cruz de la Sierra. Ninguém ficou ferido e o prédio não foi danificado. Apenas um automóvel que estava estacionado em frente à petrolífera ficou destruído.

- O carro que explodiu era um Suzuki, de um funcionário da Petrobras - revelou o ministro de Governo (Interior), Saúl Lara.

A ''Frente Patriótica Anticorrupção'' assumiu a autoria do atentado. O grupo alertou, em mensagem de vídeo enviada a emissoras, que vai promover outros atos, ainda mais destrutivos, até conseguir ''que o petróleo boliviano seja explorado pelo Estado boliviano''.

A explosão aconteceu em um momento em que a Bolívia vive novos conflitos políticos e protestos sociais, devido à lei de exploração petrolífera sancionada pelo Congresso, mas vetada pelo presidente Carlos Mesa.

A Petrobras é uma de 12 petrolíferas estrangeiras que seriam afetadas pelo um forte aumento de impostos previsto na lei. A empresa brasileira explora jazidas de petróleo e gás natural no Sudeste boliviano e opera uma rede de postos de gasolina.