Título: Crédito para leitura
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 14/05/2005, Economia & Negócios, p. A19
Com o objetivo de estimular o fortalecimento da cadeia produtiva do livro no Brasil, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) criou ontem o Programa de Apoio à Cadeia Produtiva do Livro, o PróLivro. O projeto proporciona condições especiais de financiamento às editoras, distribuidoras, livrarias e gráficas.
Com o programa, o setor editorial passa a ter direito à redução de 0,5% ao ano na taxa de remuneração do Banco para financiamentos, com limite mínimo de 1%, mais a cobrança da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). Outro benefício é o aumento de 15% no índice de participação do Banco nos projetos, podendo chegar a até 80% do valor do investimento. Além disso, o setor editorial poderá realizar operações diretas com o BNDES a partir de financiamentos de R$ 1 milhão.
As empresa ligadas ao setor ainda podem usar o Cartão BNDES para compra de papel de impressão de livros, já com o novo limite de crédito ampliado para até R$ 100 mil.
O Cartão BNDES permite às micro, pequenas e médias empresas o acesso a um crédito pré-aprovado. Ao autorizar o uso do cartão para compra de papel de impressão, as editoras conseguem ampliar o ganho de escala, o que deve trazer reflexos na redução final do preço dos livros.