Título: Kroll investigou políticos
Autor: Hugo Marques
Fonte: Jornal do Brasil, 15/05/2005, País, p. A7

A Kroll investigou vários políticos importantes do país, entre eles a senadora Roseana Sarney, justamente em 2001, quando ela se lançava na eleição presidencial. Constam também como investigados o ex-governador de São Paulo Mário Covas e alguns deputados petistas. Na sede da Kroll em São Paulo, a Polícia Federal encontrou farto material sobre suposto relacionamento da família Sarney com o banqueiro Edemar Cid Ferreira. A documentação sugere que o sigilo bancário da senadora foi quebrado, pois consta relatório com ''extrato do cartão de crédito'' de ''Roseana Sarney, seguido do número do cartão.

Um dos principais espiões da Kroll chegou a ir ao Maranhão. A documentação apreendida na sede da Kroll inclui e-mails de diretores da empresa. Em uma das mensagens eletrônicas está a informação ''Tiago Verdial (informar sobre viagem ao MA)''. Em outro e-mail, consta a informação dirigida a um diretor da Kroll mandando que ele verifique ''fitas do MA''. A Kroll desenvolveu o Projeto Maranhão/2001, para investigar uma suposta corrupção no Judiciário local.

A investigação de Jandira Feghali abordou suposta ligação da deputada com ''concessão de rotas'' para a empresa Ocean Air. Outra investigação é referente à relação da deputada Mariângela Duarte, de São Paulo, com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ''na briga contra a Rhodia''.

Outra investigação, de interesse do ex-governador Paulo Maluf, levanta ''atitudes suspeitas'' de ex-tesoureiro da campanha de Covas. O relatório tem ainda ''informações sobre jogos em cassinos paraguaios envolvendo Mário Covas Filho''.

Na sede da Kroll foi encontrada uma proposta da empresa para Maria Eugênia Heikel de Strossner, com o objetivo de ''identificar propriedades'' em nome do ex-marido, filho do ex-presidente paraguaio Alfredo Strossner.

A documentação apreendida traz relatórios de investigações da Kroll sobre o presidente do Vasco, deputado Eurico Miranda e do patrimônio do bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, entre outros políticos mais conhecidos.