Título: Supérfluos de volta à mesa
Autor: Bruno Rosa
Fonte: Jornal do Brasil, 15/05/2005, Economia & Negócios, p. A17

Renda maior e crescimento da economia levam famílias a consumir produtos que estavam fora das cestas de compras

A melhora na renda e o crescimento da economia revelam um novo perfil de consumo das famílias brasileiras. Ao mesmo tempo que os carrinhos nos supermercados estão mais cheios, produtos como cerveja, suco em pó, biscoitos e massa instantânea voltaram a ganhar destaque na cesta de compras. Em caminho inverso, itens de categorias mais básicas como margarina, óleo, leite, farinha, massa seca e café apontam queda em termos de novos compradores este ano.

Nos primeiros três meses de 2005 cerca de 1,4 milhão de consumidores voltaram a comprar ou ampliaram sua listas de compras. A alta do número de domicílios compradores em relação ao mesmo período do ano passado foi de quatro pontos percentuais. Cada ponto equivale a 350 mil domicílios. Assim, o primeiro levantamento do setor de bens de consumo feito pela Latin Panel este ano ressalta que os tempos de crise econômica ficaram para trás.

- Houve uma recuperação no consumo no início deste ano. O aumento do crédito e a melhoria dos níveis de emprego captaram novos consumidores, que tiveram mais acesso a novas categorias de produtos. Em período de retomada na economia, depois de um tempo de crise, os primeiros produtos a serem consumidos são justamente aqueles que foram abandonados. Havia uma demanda reprimida por itens mais supérfluos - avalia Maria Andréa Ferreira, gerente de atendimento a clientes da Latin Panel.

Os biscoitos, cereais matinais e cerveja estiveram na dispensa de mais lares no início deste ano. A alta foi de 4 pontos nos domicílios em relação ao ano passado. O iogurte e o creme de leite, que registraram uma das maiores altas, subiram 7 pontos cada um no primeiro trimestre deste ano. No caso da farinha de trigo houve queda de 1 ponto no consumo. E itens como margarina, óleo e açúcar apresentaram estabilidade. Ou seja, continuam de fora das listas das famílias que voltaram a consumir supérfluos.

O leite fermentado e o aromatizado (com chocolate) foram outros produtos mais consumidos pelos brasileiros. As altas foram de 3 e 6 pontos, respectivamente. Já o leite em pó, fresco e longa vida cresceram apenas 2 pontos percentuais cada em relação ao ano passado.

- Muitas famílias passaram a comprar menos o básico. Com a melhoria na renda, houve uma sofisticação no consumo. Houve crescimento em todas as regiões do país com destaque para o Norte e Nordeste - aponta Maria Andréa.