Título: Farmácias populares com mais remédios
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 17/05/2005, País, p. A6
As 39 farmácias populares do governo federal terão mais quatro remédios a disposição da população a partir de hoje. As novidades são a sinvastatina 20 mg, utilizada para reduzir os níveis de colesterol; Atenolol, para hipertensão; monitrato de isossorbida, para cardiopatias, e biperideno, auxiliar no tratamento do mal de Parkinson. A sinvastatina é o primeiro remédio específico para combater o colesterol colocado a disposição das pessoas no programa Farmácia Popular do Brasil. Será vendido uma cartela de 20 mg, com dez comprimidos e custará R$ 3,80. O valor é 57% menor que o preço médio cobrado pelas farmácias comerciais. Com essa ampliação, o programa passa a contar com 95 itens, o que corresponde a aproximadamente 2 mil apresentações comerciais. Em 11 meses de funcionamento, as unidades do programa já forneceram, para mais de 895 mil pessoas, cerca de 5,9 milhões de medicamentos, entre frascos, cartelas, bisnagas, injetáveis e preservativos.
A inclusão desses novos remédios partiu do acompanhamento da demanda não atendida pelo programa, sempre considerando os consensos terapêuticos indicados para os tratamentos. A revisão sistemática da lista dos produtos faz parte de ações rotineiras, que buscam qualificar o atendimento nas unidades. O elenco inicial de medicamentos das farmácias populares foi definido com base em critérios epidemiológicos e levaram em conta as principais doenças que atingem a população brasileira e cujos tratamentos geram maior impacto no orçamento familiar.
As farmácias populares do Rio ficam localizadas na Praça XV, número 27, na saída das Barcas, no Centro; na Praia do Galeão, 92, Ilha do Governador, e na Praça Christiano Ottoni, s/nº - Estação Ferroviária D. Pedro II, Loja 22, Setor D , Central do Brasil.