Título: A indústria e a reforma tributária
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 13/05/2005, País / Informe JB, p. A4
Os industriais se sentem espremidos no debate da reforma tributária, em tramitação na Câmara. O entendimento dentro das empresas é de que o projeto está sendo debatido pelo prisma da divisão do bolo de impostos entre União, estados e municípios. Enquanto isso, a simplificação da cobrança do ICMS e a desoneração dos investimentos ficaram, nesta semana, de novo em segundo plano. Por isso, ontem integrantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) fizeram uma reunião de emergência para tentar abrir uma brecha dentro do Congresso para influir na feitura do projeto que vai a plenário.
Mal terminou o encontro, os representantes do setor automobilístico foram explicar sua demanda ao relator do texto, deputado Virgílio Guimarães (PT-MG).
Uma idéia que está sendo considerada absurda é a hipótese de o ICMS voltar a ser cobrado pelos exportadores. Hoje, estas isenções são compensadas pela Fazenda aos estados.
Diante de tamanha desavença, os empresários preparam uma campanha para ganhar o apoio da opinião pública. Eles correm contra o tempo, pois o projeto está na pauta do plenário da semana que vem.